Governo federal e Tap alinham abertura de novas rotas no Brasil
Diretor da Tap confirmou a retomada da rota direta entre Curitiba (PR) e Lisboa para julho de 2026

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se reuniu com o diretor da Tap Air Portugal para Américas, Carlos Antunes, para tratar sobre a abertura de novas rotas e a descentralização da malha aérea para regiões estratégicas, como o Norte e o Nordeste.
Outro ponto importante do encontro foi a discussão sobre a ampliação da conectividade no Norte e Nordeste. O ministro e o diretor da Tap debateram estratégias de "conectividade criativa" para superar desafios logísticos e oferecer mais opções de voos, reduzindo a dependência de conexões no eixo Rio-São Paulo. Segundo Carlos Antunes, o plano para 2026 prevê um olhar atento para essas regiões.
"Os números validam o esforço do MPor em criar um ambiente de negócios favorável à expansão das operações aéreas. Nossa missão é garantir que o Brasil esteja cada vez mais conectado ao mundo. Esse diálogo constante com a TAP é essencial para tirarmos do papel novas rotas, que fortaleçam o turismo e gerem emprego. O recorde de passageiros mostra que estamos no caminho certo"
Ministro Silvio Costa Filho
Durante o encontro, o diretor da Tap confirmou a retomada da rota direta entre Curitiba (PR) e Lisboa, com início previsto para 2 de julho de 2026, com três frequências semanais. A medida atende a uma demanda antiga do estado e reforça a política do ministério de internacionalizar aeroportos fora do eixo Rio-São Paulo.
Carlos Antunes reafirmou que a interlocução com o MPor tem sido decisiva para o planejamento da companhia. "O Brasil é o nosso maior mercado global e queremos ampliar nossa presença. A parceria com o governo é fundamental para viabilizarmos esses novos voos", destacou o executivo.